Pesquisar
Close this search box.

Como conseguir o Primeiro Emprego?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Pesquisadores afirmam que não são as melhores qualificações que conseguem um bom emprego. Em vez disso os candidatos que se preparam bem é que saem na frente.

Como começar?

Não deixe bater o desespero. Faça da Busca de Trabalho o seu trabalho. Fixe alvos diários como: distribuição de currículos, pesquisar vagas em agências de empregos e fazer uma relação de possíveis empresas que podem ter vagas de trabalho mas que ainda não anunciaram. 

Informe a vizinhos e amigos que você está procurando serviço. Procure nos classificados em jornais, páginas de emprego online e esteja atento a anúncios impressos. No facebook também é comum encontrar grupos de vagas de emprego local. Segue alguns links de sites úteis neste respeito:

http://www.sine.com.br/

http://www.bne.com.br/

http://www.catho.com.br/

Você sabia que muitas vagas não são anunciadas? Por isso, entre em contato com empresas que tenham serviços que você pode se candidatar. Não espere que elas anunciem vagas. Tente manter contato com profissionais da sua área e amigos que podem te avisar sobre vagas assim que surgirem.

Se qualifique

Não fique parado. Mantenha-se atualizado e aproveite para se especializar através de cursos profissionalizantes. Faça cursos específicos relacionados com a sua formação ou cursos técnicos nas áreas de carpintaria, encanador, soldador, pedreiro, mecânico, operador de máquinas, enfermeiro e etc. São exemplos de profissões que estão em falta no mercado de trabalho.

Falta de experiência?

A experiência é um fator chave para ser contratado. E se for o seu primeiro emprego? Isso não significa necessariamente que você é inexperiente. Pense bem, você já teve que cuidar alguma vez de crianças? Isso indica que você é responsável. Já ajudou alguém em alguma reforma ou construção? Indica que você leva jeito na área da construção civil. Sabe datilografar ou usar o Computador? São pontos que contam muito ao ser avaliado.

Outra coisa são os seu hobbies. Use eles a seu favor na hora de procurar um emprego. Se você toca algum instrumento musical, que tal procurar trabalho em uma loja de instrumento musicais, discos ou algo do ramo? Além de poder trabalhar com o que gosta, saberia responder as perguntas dos clientes. Foque no seus pontos fortes e use-os a seu favor.

Criando o seu Currículo

Muitos especialistas recomendam não sair por ai distribuindo currículos, mas o conselho que damos a você é: distribua seus currículos mas adapte o seu currículo para cada empresa. Para cada empresa, um currículo diferente. Coloque sua experiência de trabalho, seus hobbies e seus cursos que estejam relacionados com a vaga. O que mais um bom currículo deve ter?

Informações de Contato Atualizados. Nome completo, endereço, telefone, e-mail e se apropriado, sua página pessoal do facebook. Quanto ao facebook, é importante que este esteja apropriada para a visitação do entrevistador. Sobre o e-mail, é bom que este tenha um nome apresentável. Se necessário crie um e-mail com um nome mais profissional para colocar em seu currículo.

Função desejada. Este campo é recomendado quando o profissional envia o currículo diretamente para a empresa ou para uma vaga específica. Este campo deve ser personalizado ou adaptado para cada empresa, dependendo das funções pretendidas. Mas deixe claro, na hora da entrevista, que você é um funcionário versátil e pode executar outras funções.

Qualificações. Inclua cursos que tenha feito, mesmo que não estejam relacionados a área pretendida. Se possível realizar cursos específicos, que você pode encontrar facilmente na internet, relacionados com a vaga em questão, melhor.

Experiência. Embora não seja necessário colocar todas as suas experiências de trabalho, é fundamental colocar pelo menos os últimos três, incluindo trabalho voluntário. Não se esqueça de colocar as experiências de trabalho relacionadas com a vaga pretendida

Interesses pessoais e hobbies que revelem talentos pessoais, como tocar violão ou outro instrumento, fazer reparos em equipamentos eletrônicos em casa e etc. Parece irrelevante, mas esse é um dos pontos fortes do seu currículo.

Recomendações. Uma lista separada com nome, endereço e telefone de pessoas que poderia fazer uma recomendação a seu respeito. Não esqueça de falar com estas pessoas antes. Essa pessoas poderiam ser o seu antigo patrão, um professor, um amigo experiente – enfim qualquer pessoa que possa atestar sua qualificação profissional. Esta lista não deve ser entregue junto com o currículo. Ela só deverá ser entregue se o entrevistador solicitar.

O que não colocar? Geralmente não se coloca foto no currículo e nem número de documentos pessoais. Não é necessário colocar toda a sua experiência profissional, mas pelo menos as últimas três e aquelas relacionadas com a vaga em questão. Não se coloca o título: curriculum vitae ou currículo. Não é recomendável colocar informações negativas, como não possuir conhecimento de alguma área ou função, nestes casos é melhor não colocar nada. Não colocar o nome dos pais, filhos, esposa e etc. Não colocar pretensão salarial, data, assinatura ou motivo de saída do emprego anterior.  Erros de português também são inaceitáveis, por isso peça ajuda de alguém para uma fazer um correção ortográfica no seu currículo. Se for fazer o seu currículo no computador escolha fontes padrão, nada de inventar com fontes de letras cursivas.

Currículo para primeiro emprego. O diferencial neste tipo de currículo são as qualificações. Pense nas habilidades e conhecimentos que seriam positivos para a empresa. Inclua também serviços voluntários. É bom também destacar os seus pontos fortes, entre elas, as suas qualidades.

plugins premium WordPress